Ouça agora

Ouça agora

Economia na conta: Projeto de lei para instalação de eliminador de ar em hidrômetros é aprovado em Juína

Postado em 23/07/2019 por

Compartilhe agora.
juina news

Um projeto de autoria do vereador Saulo Evangelista que consiste que o DAES (Departamento de Águas e Esgotos Sanitários) da cidade de Juína incentive os consumidores a instalar eliminadores de ar nos hidrômetros residenciais e comerciais, foi aprovado na sessão ordinária da câmara municipal nesta semana.

No projeto, Saulo Evangelista ressalta que já foi procurado por alguns consumidores que tiveram alterações em suas contas de água que na cidade de Juína é de competência do DAES, uma vez que ao ser desligada para manutenção e até mesmo para rodízio de abastecimento de águas nos bairros, a tubulação de água sofre uma pressão de ar que passa pelo hidrômetro e faz com que os números possam ser alterados, aumentando dessa forma o consumo do cliente sem o mesmo ter feito uso da água.

Saulo ressaltou que o projeto é facultativo, não sendo obrigado aos consumidores fazer o uso do mesmo, porém, caso o consumidor entender que está sendo lesado poderá pedir ao departamento de águas que instale o aparelho que poderá ser encontrado nas lojas de materiais hidráulicos da cidade, e instalado com autorização do DAES.

Em alguns municípios o aparelho é oferecido pelo poder executivo para toda população de forma gratuita, como o caso da cidade vizinha de Castanheira que instalou praticamente para todos os munícipes sem custo algum.

Em Juína existem aproximadamente dez mil hidrômetros instalados, segundo levantamento do vereador Saulo, e que ressaltou que o DAES de Juína sempre fecha o ano com saldos positivos em sua conta e que isso dá condições ao município de bancar os aparelhos para os munícipes, mesmo fazendo por etapas, e dentro de pouco tempo todos os hidrômetros poderão estar com os eliminadores de ar instalados sem custo para os usuários.

O vereador Saulo enfatizou que o legislativo não pode colocar em pauta de votação nenhum projeto que gere custos para o executivo, entretanto o executivo poderia fazer sim as instalações dos aparelhos eliminador de ventos com sobras de dinheiro nos finais de ano, sendo que com uma pequena quantidade investida toda população poderia sim ser atendida de forma gratuita. “Bastava bom senso por parte do executivo” pontuou Saulo Evangelista.

O projeto será encaminhado ao executivo para que possa ser sancionado pelo prefeito Altir Peruzzo.

juina news

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

10 + 18 =