Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Esportes americanos crescem no Brasil

Postado em 04/06/2019 por

Compartilhe agora.
juina news

Nos últimos anos, diversas modalidades esportivas cresceram e faz tempo que o Brasil deixou de ser apenas o país do futebol. O basquete da National Basketball Association (NBA) e o futebol americano da National Football League (NFL) são duas das principais e aqui vamos conhecer um pouco mais sobre a sua expansão em território nacional.

 

Futebol americano conquista cada vez mais territórios

De acordo com dados fornecidos pela ESPN para o site El País, a audiência do futebol americano aumentou 78% entre 2014 e 2018. Isso significa um crescimento impressionante de cerca de 20% ao ano que sedimentou o esporte como uma das novas febres nacionais.

Para se ter uma ideia da popularidade que essas porcentagens representam, o Super Bowl LI, que ocorreu entre o New England Patriots do conhecido Tom Brady e Atlanta Falcons, liderou a audiência da TV paga e contou com mais de 750 mil espectadores.

O fenômeno não está limitado a televisão. O público também se engaja muito com o esporte da bola oval pelas redes sociais e as campanhas da ESPN costumam fazer sucesso. “A NFL é muito importante para a gente porque o resultado [de envolvimento do público] é sempre muito bom”, afirmou Flávio Pereira, diretor de inteligência de mercado do canal.

Rômulo Mendonça, um dos principais narradores de futebol americano da emissora, corrobora e afirma que a participação do público com as campanhas é orgânica. “A hashtag utilizada nas transmissões naturalmente vai para o topo das mais utilizadas no Twitter sem muito esforço. É uma ação espontânea.”

Toda essa popularidade também atraiu os fãs brasileiros para o fantasy football, uma espécie de Cartola FC voltado para o futebol americano. O sucesso da modalidade no país foi tamanho que a NFL até mesmo lançou uma versão exclusiva para os brasileiros, chamada de NFL Challenge.

Além do fantasy, outra tradição americana que tem crescido entre os brasileiros é apostar no resultado dos jogos. Diversos bookmarkes como Betway Sports já operam no país e o número de fãs do esporte que aderem a essa modalidade não para de aumentar.

“Jayson Tatum da equipe Boston Celtics faz parte da nova geração de astros da NBA”

Basquete já é paixão nacional e país conta com eventos oficiais

O basquete é outro esporte que cresce a passos largos no país. De acordo com um estudo recente do Ibope, o Brasil já conta com mais de 31 milhões de fãs do esporte e mais de 83% deles estão na categoria “superfãs”.

Fora dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país mais importante para a NBA e está atrás apenas da China. “Tivemos mais de 300 partidas ao vivo na TV na última temporada e devemos aumentar entre 20% e 30% para este ano, além da oferta de conteúdo e jogos pelo aplicativo League Pass”, afirmou Rodrigo Vicentini, o head da NBA por aqui.

Assim como ocorre com a NFL, o público brasileiro também adotou o fantasy da NBA e as apostas nos resultados dos jogos. Inclusive, a popularidade do basquete no país é tamanha que justifica até mesmo a criação de eventos recorrentes como a prestigiada NBA House, que recebe milhares de fãs do esporte em cada edição.

“Esse é o maior projeto da NBA na América Latina. A gente fez pela primeira vez em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e recebeu mais de 80 mil pessoas. Montamos um espaço do zero para receber mais de 25 mil pessoas. A gente vai receber em torno de 3 mil pessoas por noite e a ideia é que o fã mergulhe nesse grande parque de diversões da NBA”, completou Vicentini.

De acordo com dados fornecidos pelo UOL, a NBA conta com o público mais jovem de todos os esportes americanos com uma média de 42 anos (outras modalidades ultrapassam os 50), o que significa que ainda há muito potencial de expansão.

Crescimento das modalidades no futuro deve ser ainda maior

O Brasil é um país com dimensões continentais que conta com espaço para todo tipo de modalidade, o que torna possível encontrar fãs de todos as idades e gêneros por toda a extensão do país.

A expansão do futebol americano e do basquete em território nacional só tende a aumentar no futuro e essa é uma tendência positiva que só tende a acrescentar benefícios para o país.

juina news

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.