public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Força de Segurança chega hoje em MT para somar no combate ao fogo resistente

Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) chega hoje (23) em Mato Grosso, para somar no combate ao fogo inclusive no Pantanal, onde a situação é mais drástica, embora tenha amenizado em 52%, com as últimas chuvas, dias 19 e 20. A informação é do tenente coronel Dércio, porta-voz do Corpo de Bombeiros, em Poconé (a 103 km de Cuiabá), porta de entrada do Pantanal de Mato Grosso. Segundo ele, apesar da trégua climática, a seca persiste em diversos pontos, como no sul do Pantanal, por exemplo, onde não choveu.

Da Força de Segurança, desembarcam mais 43 militares, além de 10 viaturas, 2 micro-ônibus e 1 helicóptero, autorizados pela portaria 534/2020, assinada pelo ministro André Mendonça, que, de acordo com a Agência Brasil, atende a pedido feito pelo governador Mauro Mendes (DEM). A portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Tenente coronel Dércio informa que mais de 40 equipes da corporação estão em campo e, no momento, a estrutura de combate ao fogo é “bastante expressiva”. “Só no Pantanal são mais de 176 brigadistas e 28 bombeiros”. Segundo ele, enfrentam várias dificuldades de ordem climatológica, de acesso, topográficas e outras. “A maior dificuldade do Pantanal são os acessos, que não oferecem condições de combate direto ao fogo, então temos que partir para o combate indireto. Aceiro por máquinas, uso do contrafogo em alguns casos, além dos fatores climatológicos que todos já conhecem, temperatura de 43 graus, a umidade relativa chegando a 8%, ventos fortes chegando a mais de 8 km por hora”.

Ele destaca ainda que a principal dificuldade no combate ao fogo é, sobretudo, “o homem”, já que está comprovada a causa intencional de maior parte desses incêndios.

  • message
    Postado por
    Rádio Princesa FM
  • today
    Data
    23/09/2020
  • folder
    Categoria
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug