Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Pátio é alvo de operação sobre fraude em licitação da Covid-19 e secretário afastado

Postado em 25/11/2020 por

Compartilhe agora.

Osecretário de Administração Leandro Junqueira Arduini, de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), foi afastado durante a segunda fase da Operação Stop Loss, deflagrada hoje (25) pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e pelo Naco Criminal, com apoio do Gaeco, que é a polícia do Ministério Público. São cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais do secretário e do prefeito reeleito Zé do Pátio (Solidariedade), além de em gabinetes. A Stop Loss investiga fraude em licitações de compras voltadas ao combate da Covid-19.

As novas medidas cautelares foram requeridas pelo MPE e autorizadas pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva, que as deferiu.

Na primeira fase da operação “Stop Loss”, deflagrada em junho deste ano, a partir de informações do Ministério Público de Contas, os investigadores detectaram o superfaturamento em itens contratados na Dispensa de Licitação nº 38/2020 destinada à aquisição de materiais de limpeza, tendo como justificativa de urgência a pandemia da Covid-19, aquisição ratificada pelo chefe do Executivo municipal.

A segunda fase demonstra o acerto na execução da primeira etapa da operação, de acordo com os condutores da operação, pois, com novos elementos coletados, surgiu o provável envolvimento de mais um secretário municipal, havendo indicativos da formação de uma estrutura criminosa instalada no Executivo municipal.

Com a deflagração desta nova fase, os investigadores pretendem coletar novas informações e robustecer, ainda mais, os elementos informativos para que haja o esclarecimento completo dos ilícitos praticados, com a devida responsabilização dos envolvidos.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.