Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Reabertura da Santa Casa é adiada, mas Governo diz que fará ainda neste mês

Postado em 14/06/2019 por

Compartilhe agora.
Rdnews

A reabertura do Hospital Estadual Santa Casa, prevista inicialmente para esta quinta (13), foi adiada e uma nova data ainda não foi definida. Segundo o Governo, a expectativa é de que a unidade de saúde volte a receber pacientes ainda neste mês.

A Santa Casa está fechada desde 11 de março, após atrasos nos pagamentos dos funcionários da unidade. No início de maio, o Estado assumiu o controle do hospital, por meio de uma requisição administrativa, e tornou-se responsável pela reabertura da unidade.

Por meio de comunicado, a secretaria estadual de Saúde (SES) afirmou que a unidade hospitalar tem passado por uma série de adequações prediais, como pintura, troca de pisos, manutenção do telhado e reforma da cozinha.

As falhas estruturais encontradas durante as obras seriam um dos principais motivos que impediram a reabertura da unidade de saúde nesta quinta. A reforma teria tomado mais tempo que o previsto inicialmente e dificultou que o local voltasse a funcionar conforme data informada inicialmente pela SES.

Segundo a pasta, as obras na estrutura do local são essenciais para que o hospital possa ser reaberto. Para a reabertura do local, a SES deve fazer as contratações de todos os serviços necessários, além das aquisições de medicamentos e insumos. A pasta não informou se tais contratos já foram feitos.

Na nova fase, a unidade de saúde deverá ser focada em serviços de alta complexidade. Todos os leitos, que antes eram usados para atendimentos públicos e privados, deverão ser destinados unicamente ao SUS.

Pagamentos de funcionários

Após firmar acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Governo deu início aos pagamentos de salários de funcionários da Santa Casa, que estavam atrasados desde novembro passado.

O Executivo estadual deverá pagar 70% dos salários atrasados ainda neste mês. Nesta quarta (12), foram pagos R$ 3 milhões aos trabalhadores. Na próxima segunda (17) deverão ser pagos mais R$ 3,1 milhões.

Rdnews

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.