Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Secretário diz que doses vão hoje de avião para 9 regionais e por terra para 5

Postado em 19/01/2021 por

Compartilhe agora.
tabela de distribuição de vacinas

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou, na noite desta segunda (18), durante ato de abertura de vacinação contra Covid-19 no Estado, que doses do 1º lote de vacina serão encaminhadas para 14 regionais em Mato Grosso. Uma parte vai por via aérea, através de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Polícia Militar, e outra por terra. (Veja ao lado)

Os municípios vão saber hoje (19) quantas doses vão receber das 126.160 doses que chegaram para o Estado. Alguns terão direito a poucas doses, de acordo com o secretário, porque a quantia total cobre apenas pequena parcela da população. O segundo lote – estima-se – deve chegar ainda este mês.

Na primeira etapa, o grupo prioritário a ser vacinado é de profissionais da saúde, idosos, indígenas que moram em aldeias e pessoas com deficiência. A vacinação inicial atenderá a 4 etapas. Na noite de ontem, a enfermeira Luiza Batista, de 43 anos, foi a primeira vacinada em Mato Grosso, fora do grupo de pesquisa. Atua na UTI da Covid no Hospital Metropolitano em Várzea Grande. Emocionada, disse que é uma alegria grande saber que esta tragédia está perto do fim.

O secretário é um ferrenho defensor da vacina e, desde o início da pandemia, faz o alerta para o potencial ofensivo da doença, ele mesmo tendo sido infectado duas vezes pelo coronavírus, correndo inclusive risco de morte. “Temos que assegurar a aplicação da primeira e a segunda doses”, diz ele. Isso para que a imunização seja eficiente. E manter as medidas de barreira, incluindo máscaras e uso constante de álcool em gel.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.