Ouça agora

Ouça agora

Bolsonaro anuncia apoio a Medeiros na disputa pelo Senado em 2022

Postado em 19/04/2021 por

Compartilhe agora.

Após demonstrar ter saído decepcionado por não conseguir eleger sua candidata ao Senado em Mato Grosso no ano passado, a Coronel Fernanda (Patri), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já anunciou que vai apoiar o deputado federal José Medeiros (Pode) para a vaga em 2022.

A confirmação do presidente foi feita a apoiadores, depois dele ser questionado sobre o fracasso dos candidatos de direita na eleição suplementar ao Senado em 2020. Ao menos cinco candidatos se diziam apoiadores de Bolsonaro, inclusive Medeiros, mas a disputa ficou entre Carlos Fávaro (PSD), que acabou eleito, e a até então desconhecida, Coronel Fernanda que estreou na política.

A corrida pela vaga deixada pela senadora cassada Selma Arruda, colocou 11 candidatos no páreo, e os bolsonaristas não conseguiram unificar forças em torno de um único do candidato o que pulverizou votos e culminou na eleição de Fávaro.

Ao longo da campanha muitos, inclusive o senador eleito, se diziam alinhados com o presidente e se especulou sobre o que teria feito Bolsonaro apoiar a Coronel, que não havia sido testada nas urnas ainda, ao invés de escolher nomes considerados féis à sua agenda, tal como Medeiros, conhecido pela defesa enfática ao presidente.

Neste ano, um áudio de uma ligação minutos antes de lançar oficialmente sua candidatura, mostra Fernanda implorando a Bolsonaro para que mantivesse o apoio, já que ele estaria relutante em levar a diante um nome pouco conhecido. Diante da insistência dela, o presidente consentiu em manter o apoio que acabou ficando somente na aparição durante live naquele dia.

Sem apoio declaro do presidente, Medeiros ficou em 4º lugar na disputa pela vaga no Senado em 2020, com 9,7% dos votos válidos. O senador Carlos Fávaro obteve 25,98%, seguido pela Coronel Fernanda em 2º, com 20,44%, e Nilson Leitão (PSDB) que teve 10,98%.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

cinco × dois =