Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS solicitam reembolso

Publicado em 14/05/2025

Economia

Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS solicitaram o reembolso dos descontos de entidades associativas feitos nos benefícios dos últimos cinco anos.

Fonte: © Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS solicitaram o reembolso dos descontos de entidades associativas feitos nos benefícios dos últimos cinco anos. Apenas 6.720 pessoas confirmaram que autorizaram esses descontos.

O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (14) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller. Ele disse que 41 entidades foram contestadas e explicou qual será procedimento tomado a partir de agora pelo instituto:

“Ele simplesmente não reconhecer o vínculo com uma determinada entidade, e, quando ele simplesmente não reconhece o vínculo, o INSS intima automaticamente a instituição para que, em 15 dias úteis, junte a comprovação da regularidade daquele desconto ou realize o pagamento do valor devido corrigido, em que o INSS informa a GRU já com a correção do IPCA”.

O número de pedidos de reembolso foi bem menor do que a quantidade de acessos à plataforma MEU INSS, que teve três vezes mais ingressos do que a média diária, ultrapassando oito milhões de pessoas, nesta quarta-feira. Isso acabou gerando instabilidade no sistema, problema que, segundo a Dataprev, empresa pública responsável pelos sistemas da Previdência, foi resolvido.

O instituto está monitorado o número de acessos para avaliar a possibilidade de parcerias e de ampliação do atendimento aos beneficiários. 

Waller disse ainda que as pessoas não precisam ter pressa para pedir o ressarcimento dos valores. Ele garantiu que os beneficiários poderão solicitar a devolução do dinheiro a qualquer momento:

“Tenham calma. Logicamente, no primeiro dia, há um uma expectativa maior, e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, acessar o 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos que tenham o desconto indevido. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”.

O presidente do INSS reforçou que o instituto não entra em contato por telefone ou mensagem e que os aposentados devem ficar atentos para evitar golpes:

“A forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, pela central 135 ou pelo site da previdência no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém. Ela não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, você liga para o INSS”.

Lembrando que as solicitações de devolução do dinheiro descontado irregularmente devem ser feitas pelo aplicativo MEU INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pela central no telefone 135.

© Joédson Alves/Agência Brasil Economia Apenas 6.720 pessoas confirmaram autorização de descontos Brasília 14/05/2025 - 22:24 Roberto Piza / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional INSS Fraude Gilberto Waller quarta-feira, 14 Maio, 2025 - 22:24 3:05