Ouça agora

Ouça agora

PF faz ação em prefeitura contra esquema em obras com possível elo com prefeitos

Postado em 15/03/2021 por

Compartilhe agora.

APolícia Federal deflagrou nesta segunda (15) a Operação Esquema Novo, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos praticados em detrimento da Prefeitura de Rio Branco. Atualmente, a cidade é comandada Luiz Carlos (PSDB).

Em entrevista ao , Luiz se limitou a dizer que a ação apura atos da gestão anterior sob Antonio Xavier de Araujo, o Totonho. “Estou acompanhando a ação da PF e neste movento estou em outra cidade para buscar um contador”, diz. 

A investigação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual, aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade dos prefeitos, artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal.

Os policiais federais cumprem mandados judiciais na prefeitura, bem como em endereços de pessoas físicas e jurídicas ligadas aos fatos criminosos, em especial servidores públicos e particulares.

O inquérito policial apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

Para além da sangria causada aos cofres públicos, o esquema criminoso contava também com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apreender bens e valores obtidos com a prática delitiva objetivando, em especial, o ressarcimento ao erário.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

19 + oito =