Ouça agora

Ouça agora

Secretária diz que MT tem 3 milhões de seringas e já pode iniciar vacinação

Postado em 08/01/2021 por

Compartilhe agora.

A secretária estadual de Saúde em exercício, Danielle Carmona, afirmou que Mato Grosso espera imunizar R$ 1,9 milhão de pessoas contra o novo coronavírus (Covid-19). Além disso, garantiu que o Governo do Estado pretende adquirir pelo menos 500 mil doses da vacina, sendo que o restante deve ser enviado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde.

As informações foram prestadas na Assembleia, na manhã desta quinta (07). A sabatina da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social foi presidida pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que é médico sanitarista.

 As informações foram prestadas na Assembleia, na manhã desta quinta (07). A sabatina da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social foi presidida pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que é médico sanitarista.

 “O governo já assinou um protocolo de intenção com a Sinovac. Agora, depende do registro da Anvisa. Com a aprovação dessa Medida Provisória, pode ser que seja acelerada, porque ela permite que a vacina seja certificada em outras agências reguladoras de outros países, e mesmo que a Anvisa não certifique o registro, possa utilizar a vacina de forma emergencial”, explicou, lembrando que o assunto será tratado entre governadores e o Ministério da Saúde nesta sexta (08).

Segundo Danielle Carmona, a vacina mais viável para Mato Grosso é a  Coronavac.  Com 78% de eficácia nos testes realizados no Brasil, a vacina produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo em parceria com a biofarmacêutica de origem chinesa Sinovac, ainda aguarda registro e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar a ser aplicada no país.

Na sabatina, Danielle Carmona que dos cerca de 3,5 milhões de mato-grossenses, cerca das 693 mil pessoas, o que representa 19,8% da população, serão imunizados na primeira fase da vacinação.  O grupo é formado por idosos, profissionais da saúde e indígenas.

  Além   do Instituto Butantan, o Governo do Estado também conversa com outras farmacêuticas.  Além disso, mantém trativas com  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para obter outras vacinas.

Seringas

 Conforme a secretária de Saúde em exercício, Estado tem 3,4 milhões de seringas em estoque. Além, disso, Danielle Carmona garante que o Executivo está  a compra de mais unidades.

“Se o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas para Mato Grosso na semana que vem, nós temos a logística para iniciar a vacinação. Temos planejamento de uso também do transporte aéreo”,  completou.  

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

4 × 2 =