Ouça agora

Ouça agora

Aripuanã: Secretaria Municipal de Saúde faz alerta para surto da doença ‘mão-pé-boca

Postado em 06/12/2021 por

Compartilhe agora.

iante das primeiras notificações de casos suspeitos da Síndrome “mão-pé-boca” (SMPB) no estado do Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, emite o presente alerta para a possível ocorrência de surto da síndrome.

A SMPB é uma doença comum no verão e no outono brasileiro, sua ocorrência é mais comum entre os escolares (crianças menores de 05 anos), mas adolescentes e adultos não estão livres da doença e de apresentarem sintomas. Portanto, fica o alerta aos pais quanto à observação de sintomas iniciais da doença, entre eles:

• Lesões na forma de vesículas dolorosas na boca, nas mãos e nos pés – regiões mais comumente afetadas, podendo também estar presentes em outras áreas do Corpo;

• febre – podendo atingir temperatura igual ou superior a 39°C. A apresentação mais comum;

• dor de garganta

• vômito

• náuseas

• diarreia

• lesão bucal (aftas)

Por ser um enterovírus, ele acomete todo o trato digestivo da criança e na boca traz uma estomatite, que são aftas extremamente dolorosas para a criança.

A doença preocupa profissionais de saúde, em função de sua alta contagiosidade e poder de desencadear surtos, devendo ser notificada caso ocorra aumento do número de casos, devidamente encaminhados ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações, quanto ao tratamento e controle.

Para evitar a transmissão os cuidados estão relacionados à:

✔ Lavar as mãos antes e depois de lidar com a criança doente, ou levá-la ao banheiro, assim como, antes de comer ou de preparar as refeições.

✔ Higienizar os brinquedos das crianças diariamente;

✔ Trocar as fronhas e lençóis diariamente enquanto estiver com a doença

✔ Não compartilhar o uso de objetos pessoais ou brinquedos

✔ E também evitar romper as bolhas.

A criança não deve frequentar creche\\\\escola\\\\local público durante o período que estiver apresentando sinais e sintomas da doença.

É importante lembrar que crianças com sinais da doença devem ser avaliadas por um profissional da saúde em qualquer posto de saúde. A notificação deverá ser feita em qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada.

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.

nove − 8 =